Norfloxacino – Para Que Serve? Veja os Efeitos Colaterais!

norfoxacinoO norfloxacino é um medicamento da classe dos antibióticos, tendo o poder de tratar e prevenir algumas infecções bacterianas. Como qualquer outro tipo de remédio, é preciso ter conhecimento sobre como ele funciona e os possíveis efeitos colaterais.

Neste artigo iremos explica sobre o que é o norfloxacino, além de mostrar como o medicamento funciona, diremos sobre as contraindicações. Lembrando que sempre é importante consultar um médico especialista antes.

Os casos mais comuns de infecções tratadas por esse medicamento são a prostatite no homem e a cistite na mulher. Os sintomas comuns nos dois casos incluem a necessidade de urinar frequentemente, além de queimação e for no trato urinário.

Para Que Serve o Norfloxacino?

NORFLOXACINO para queEsse antibiótico serve para o tratamento de diversos tipos de infecções bacterianas, sendo o seu uso mais comum para o tratamento e prevenção de bactérias do sistema digestivo. Ele também é eficaz para tratar a contagem baixa de leucócitos, que enfraquece o sistema imunológico.

As principais doenças tratadas com o norfloxacino são: cistite, pielite, prostatite crônica, epididimite, gastroenterite, faringite e febre tifoide. Esse medicamento é muito eficaz no tratamento dessas doenças.

A posologia do norfloxacino costuma ser a ingestão dele com um intervalo de 12 horas, uma hora antes ou duas horas depois das refeições. Porém, isso não é uma regra e a orientação médica para cada caso pode ser diferente.

O Que Diz a Bula?

O norfloxacino é um antibiótico em forma de comprimido, normalmente de 400mg. Ele costuma ser vendido em embalagens com 6 ou 14 comprimidos. Este medicamento deve ser mantido à temperatura ambiente, protegido de luz e umidade.

Cada comprimido revestido contém:

  • norfloxacino ———- 400 mg
  • excipientes   ———-1 comprimido

(celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearilfumarato de sódio, lactose monoidratada, laurilsulfato de sódio, talco, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, corante amarelo laca crepúsculo).

Caso você tenha se esquecido de tomar uma das doses do tratamento, você deve tomar a dose seguinte no horário pré-estabelecido. E em casos de superdosagem, você deve ir procurar o auxílio médico imediatamente.

Quais São as Contraindicação?

norfloxacino bulaO norfloxacino é contraindicado nos casos onde a pessoa tem sensibilidade à algum ingrediente da fórmula. A ingestão dele também não é indicada para quem irá operar veículos, pois o medicamento pode causar tontura e vertigem. Ele também não deve ser usado por pacientes com histórico de convulsões.

O antibiótico é contraindicado para pessoas que tenham qualquer tipo de problemas nos rins, ou qualquer tipo de arritmia cardíaca. Seu uso também não é recomendado para pessoas menores de 18 anos e mulheres grávidas.

Algumas reações adversas foram relatadas em pessoas que faziam o uso do medicamento e ficaram expostas ao sol, por isso caso tome, evite ficar exposto à luz solar. O norfloxacino também interage com outras medicações e multivitamínicos, por isso fale com seu médico.

Existem Efeitos Colaterais?

Assim como todo medicamento, o norfloxacino também tem efeitos colaterais que podem ou não ocorrer. O efeito indesejável mais comum é a náusea, mas também pode ocorrer diarreia, dor de cabeça e cólicas abdominais.

norfloxacino efeitos

Também podem ocorrer outras reações adversas, porém elas costumam ser raras. Você deve comunicar seu médico imediatamente caso tenha reações alérgicas como inchaço e dificuldade em respirar, tal qual erupções cutâneas seguidas de febre e mal-estar.

Este artigo tem o intuito de informar sobre o antibiótico Norfloxacino, o uso de qualquer medicação sem a supervisão de um médico não é recomendado. Caso acredite necessitar desse medicamento, converse com seu médico antes.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nenhum voto, seja o primeiro)
Loading...

Leave a Reply