Insônia – O Que é? Descubra os Tratamentos Aqui!

insoniaNão existe uma quantidade definida de hora mínima de sono para recuperar as energias pois essas características são individuais, porém é possível definir alguns sintomas mais comuns são em pessoas que sofrem de Insônia. Classificada ainda como um dos piores problemas da atualidade.

Ainda, outros problemas são acarretados pela insônia, como: Sonolência durante o dia, cansaço extremo, irritabilidade, sensação de não ter descansado durante a noite, dificuldade de concentração. O que faz com que muitas pessoas fiquem estressadas durante o dia.

O Que é Insônia?

insonia o que é

É um distúrbio do sono que afeta 1 em cada 5 adultos no mundo, é caracterizada pela incapacidade de dormir ou por dormir poucas horas em uma noite, e também pela frequência que isso acontece. Nos casos mais comuns é possível ver pessoas dormindo menos de 3 horas por noite ou passar a noite inteira em claro e esses episódios, em casos mais graves, podem acontecer por meses.

Quase sempre a Insônia está relacionada a outros fatores como estresse, ansiedade, depressão e menopausa, mas também há pessoas que sofrem de crônica que ocorre mesmo sem um fator associado. Existem três subtipos:
  • Intermitente:São casos que ocorrem de tempos em tempos e quando não acontecem os episódios o sono é normal.
  • Transiente: Nesse caso os episódios acontecem por poucos dias podendo chegar até três semanas.
  • Crônica: Tem duração de mais de três semanas. É o pior tipo do transtorno.

Quais São suas Causas?

Em alguns casos a Insônia não está associada a nenhum outro problema de saúde, porém a maioria dos casos é causado como consequência de outras questões primárias. As causas são diversas mas as mais relatadas são diversas, como:

quais sao causas

Estresse e Ansiedade que acarretam preocupações com o que precisa ser resolvido ou o ritmo muito pesado de trabalho, correria do dia a dia podem causar a perda do sono. Rotinas de trabalho duras, pessoas que trabalham em turnos variados tendem a sentir dificuldades de se adaptar aos horários.

Dores crônicas, doenças respiratórias, artrite, enxaqueca podem levar a insônia porém esses casos acontecem de forma isolada. Transtornos hormonais, mulheres na menopausa ou grávidas podem sofrer por conta das alterações hormonais. Além do uso de produtos estimulantes: Uso de cigarros, cafeína, energéticos podem ocasionar uma noite sem dormir.

Tratamentos mais usuais

Para fazer o diagnóstico, é preciso procurar um médico que irá fazer avaliações para qual é o seu caso. Nesta investigação são usados diários de sono, questionários e em casos mais extremos até exames como polissonografia.

insonia tratamentos

Para os outros casos antes de iniciar um tratamento com medicação algumas medidas podem ser testadas, como manter o ambiente de dormir mais neutro com cores relaxantes, evitar barulhos, televisão ou celular na hora de dormir, usar cortinas com blackout, estipular uma rotina para dormir, não consumir alimentos estimulantes à noite.

Forma natural de amenizar

insonia forma natural

O mais indicado caso você esteja sofrendo de insônia é procurar um médico para que ele possa fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Também, o uso de chás naturais é um forte aliado no tratamento.

Existem tratamentos feitos com ervas naturais que tem efeito sedativo e que podem auxiliar na busca por uma boa noite de sono. As mais famosas são valeriana, camomila, maracujá e lavanda.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nenhum voto, seja o primeiro)
Loading...

Leave a Reply