Hematologia – Você Sabe as Principais Doenças? Confira AQUI!

hematologia A Hematologia é uma ciência de grande importância para a saúde mundial do ser humano. Essa ciência estuda com foco principal a fisiologia e patologia do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos. Seguindo essa linha de raciocínio, hoje em nosso artigo falaremos mais sobre a Hematologia, e passaremos informações importantes sobre essa ciência do sangue.

Dentre todas as áreas existentes da medicina, temos a Hematologia, que estuda com foco central o sangue e os elementos que o constituem. A Hematologia estuda como os elementos do sangue são produzidos e em quais órgãos isso ocorre. A ciência da Hematologia é de grande importância para o avanço humano na medicina, pois assim fica mais fácil de compreender e acha solução para as doenças.

O Que Faz a Hematologia?

Além de estudar todos os componentes do sangue, a Hematologia faz ciência também das alterações e distúrbios sanguíneos, que resultam em doenças graves.

Os hematologistas (especialistas da área) são responsáveis por tratar das pessoas com distúrbios no sangue, alterações nos órgãos que produzem sangue. Além de tudo isso, os hematologistas possuem a responsabilidade de analisar e diagnosticar as doenças como: anemia, leucemia e hemofilia.

hematologia o que faz

Para melhor compreensão sobre os estudos da Hematologia, separamos uma pequena lista do que é estudado nesse ramo da medicina. Os estudos da Hematologia são:

  • Elementos representativos do sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
  • Produção dos elementos e órgãos de produção: medula óssea, baço e linfonodos.
  • Doenças relacionadas aos órgãos citados.

Exames mais Comuns

A Hematologia trata de diversos exames de extrema importância pra a cura de doenças já descobertas. Visando uma compreensão melhor sobre o assunto, separamos alguns exames que são praticados na Hematologia:

hematologia exames

  • Hemograma.
  • Mielograma.
  • Velocidade de hemossedimentação.
  • Tempo de tromboplastina parcial ativada.
  • Tempo de protrombina, Fibrinogênio.
  • Dímeros-D.
  • Dosagens de fatores de coagulação, etc.

Esses são alguns dos exames realizados pela ciência do sangue, a Hematologia.

Salário Inicial de um Hematologista

hematologia medicoA área da Hematologia não é muito buscada na medicina, estima-se que ela é a área com menor procura em comparação com as outras. Assim podemos concluir que as oportunidades de trabalho na área não faltam, pois a demanda é maior do que o número de profissionais.

Como hematologista o profissional poderá trabalhar em contato direto com o paciente ou em atividades nos laboratórios. Sabemos que a área da medicina garante salário bom para o profissional mesmo em seu inicio.

Analisando os dados apresentados, percebemos que a profissão de hematologista fica em sétimo lugar no ranking das áreas bem pagas da medicina. De acordo com o ranking o hematologista em seu inicio de carreira irá ganhar cerca de R$9.025,78.

Análises Clínicas

As análises clínicas são exames que possuem como objetivo diagnosticar ou confirmar uma doença do paciente. Com os exames clínicos o médico poderá analisar as alterações funcionais do paciente, e irá auxiliar na escolha da conduta adequada de tratamento.

As Análises clínicas da Hematologia são:

hematologia analises

  • Hemograma.
  • Contagem de Reticulócitos.
  • Contagem de plaquetas.
  • Hemoglobina, etc.

As Principais Doenças 

Para sua melhor compreensão sobre o estudo da Hematologia, separamos quais são as principais doenças dessa ciência. E são elas:

Anemias: Nos casos de Anemia, a Hematologia estuda a insuficiência de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue.

Hemoglobinopatias: Estão ligadas á um defeito na proteína chamada de Hemoglobina, localizadas nas Hemácias.

Coagulopatias: Estão ligadas á distúrbios na coagulação sanguínea.

Leucemia: A leucemia é um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas. Assim resultando na dificuldade do organismo de acabar com infecções. Essas foram algumas informações sobre a Hematologia, um estudo de suma importância para a medicina sanguínea.

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nenhum voto, seja o primeiro)
Loading...

Leave a Reply